terça-feira, 26 de junho de 2012

O Poder do Professor!escola

Artigo de convidado.

O Poder do Professor
“Esse aluno é bom, aquele não!"
Selar o destino acadêmico do educando num primeiro olhar, é comprometer sua aprendizagem, que termina sendo insucesso.
Para aplicarem um teste de QI, os pesquisadores Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, escolheram ao acaso alguns alunos numa lista fornecida pelo educador com indicação de “bem sucedidos” e “mal sucedidos”.
Ao terminarem a pesquisa, após 8 meses concluíram que os alunos “bem sucedidos” que foram descritos como “mais felizes, mais capazes, mais inteligentes, mais...”, tinham progredido.
Os “inoperantes” tiveram rendimento insatisfatório. Na lista eram descritos como: “desajustados, desinteressados, desatenciosos, alheios, sem criatividade...”
Demonstrando assim, que o “mestre” depois de fazer suas conjecturas, se incumbe por seu comportamento na sala de aula, de fazer a “previsão” dos pesquisadores dar certo.
(Adaptado de artigo publicado na revista Nova Escola, nº 17, ano II, 1987)

Sandra Carvalho
Pedagoga

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